Möbius

Möbius

O espetáculo Möbius, nova produção do Grupo de Dança Contemporânea da UFBa (GDC), estreou no dia 28 de agosto de 2009 no Teatro do Movimento, no Campus da UFBa em Ondina.
O GDC foi criado na década de 60 e, desde então, passou por alguns momentos desativado. Foi recentemente reativado pela Professora Dulce Aquino, sua atual diretora artística, e é composto por um grupo selecionado de alunos do curso de graduação em Dança. O GDC vem cumprindo um importante papel formativo, ao possibilitar aos alunos o exercício da interpretação e da composição em Dança, participando de aulas, preparação corporal, montagens e na difusão de suas obras coreográficas; neste sentido, exercita o contato com o público e conseqüentemente o amadurecimento do trabalho e de suas performances. É a coreógrafa Leda Muhana, também professora da Escola, que assina a direção coreográfica deste espetáculo.
O título do espetáculo refere-se à fita de Möbius, uma figura tridimensional com apenas um lado. Ele representa um entendimento de espaço onde não há dentro nem fora e sim um contínuo que, no trabalho, é extensivo a várias experiências de rompimento de fronteiras (dentro/fora, particular/público,cena/platéia, interior/exterior, etc.).
Möbius é o resultado artístico de investigações corporais e compositivas que fazem uso de ambientes, ações e/ou objetos referenciados no cotidiano pessoal e social. Contudo, propõe alterações ou desvios de percepção e de comportamento, uma vez que suas cenas acontecem em ambientes cenográficos que apresentam desafios.
Estes desafios interferem e modificam os comportamentos e ações enquanto referências cotidianas – ambientes móveis e/ou suspensos no ar e que fazem uso de diferentes recursos cenotécnicos, criando instabilidades de comportamento. Cadeiras, sofá, varal, janela e quadro, são alguns exemplos de ambientes que podem estar suspensos, inclinados, ou em deslocamento, promovendo assim desafios para a investigação de ações características destes ambientes.

QUANDO:
11 a 13 de Setembro de 2009, sexta, sábado e domingo.

ONDE:
Teatro do Movimento, Escola de Dança da UFBA – Ondina

Category:
Date:
Back To Top